O que é o Coronavirus? Prevenção e sintomas

amostra de sangue mostrando positivo para o coronavirus

De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), “a doença do coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença respiratória que pode se espalhar de pessoa para pessoa. O vírus que causa o COVID-19 é um novo coronavírus que foi identificado pela primeira vez durante uma investigação de um surto em Wuhan, na China.”. Ele leva esse nome simplesmente pelo fato de ter a forma de uma coroa.

Como o coronavírus (COVID-19) se espalha?

Segundo o CDC, o vírus se espalha principalmente por meio do contato humano – cerca de até um metro e meio de distância.

Quando uma pessoa infectada espirra ou tosse, são produzidas gotículas respiratórias que podem “pousar” na boca ou no nariz de pessoas próximas (ou podem ainda ser inaladas para os pulmões).

Além disso, acredita-se que seja possível obter o coronavírus (COVID-19) tocando em um objeto ou superfície que contenha o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou olhos. No entanto, de acordo com o CDC, “este não é o principal meio de propagação do vírus”.

Como me protejo do coronavírus (COVID-19)?

As melhores maneiras de se proteger do COVID-19:

1. Evite o contato com outras pessoas. Também conhecido como “distanciamento social”, esta é a melhor maneira de evitar riscos de contaminação. É por isso que alguns países estão cancelando grandes reuniões ou fechando escolas. Evite apertar as mãos de outras pessoas.

2. Não toque no seu rosto sem antes higienizar as mãos. Você ficará surpreso com a frequência com que esfregamos o nariz e os olhos ou tocamos a boca. Tente evitar este hábito.

3. Lave muito as mãos. Use água quente com sabão quando possível e esfregue por 20 a 30 segundos. Certifique-se de lavar a frente e as costas das mãos e também embaixo das unhas.

4. Manuseie os itens de proteção com cuidado. Se você usar itens de proteção, como luvas ou máscaras (respiradores), lave as mãos antes de tirar o equipamento. Alguns profissionais da área da saúde contraíram o vírus justamente no intervalo de tempo em que tiraram o equipamento e tocaram em algo. Lembrando que a população em geral, não deve utilizar máscaras no dia a dia, apenas se tiver com a imunidade comprometida ou trabalhar no atendimento de pessoas doentes.

O que significa “disseminação comunitária”?

Você pode ter visto o termo “disseminação comunitária” associado ao coronavírus (COVID-19). Segundo o CDC, “disseminação comunitária significa que as pessoas foram infectadas com o vírus em uma área, incluindo algumas que não têm certeza de como ou onde foram infectadas”.

Em outras palavras, é quando o vírus se espalha dentro de uma comunidade sem que as pessoas saibam necessariamente como o conseguiram (ou seja, não haviam viajado para uma área com pessoas infectadas).

O que devo fazer se achar que estou infectado com o coronavírus?

Principais sintomas do coronavírus

Segundo o CDC, os pacientes que apresentam o coronavírus (COVID-19) tiveram doença respiratória leve a grave. Os principais sintomas são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Falta de ar.

Se você não viajou nos últimos 5 a 15 dias e não há casos conhecidos de coronavírus em sua cidade, provavelmente está com uma gripe comum.

Se você viajou e está preocupado porque seus sintomas se parecem com os da COVID 19, faça o seguinte:

  1. Ligue para o seu médico. Evite ir ao hospital ou outro estabelecimento de saúde até conversar com seu médico. Novamente, quanto menos contato com os outros, melhor;
  2. Informe os membros da sua família ou colegas de quarto para que possam tomar precauções;
  3. Evite sair para lugares com outras pessoas. Se precisar sair, considere usar itens de proteção;
  4. Se você for a um hospital ou outro local de assistência médica, use seus itens de proteção até que um profissional de saúde peça para você retirá-los. Se você não possui itens adequados, use o que tiver em mãos, como luvas de inverno, uma camisa sobre o nariz e a boca e óculos de sol.

Continue atento à este site. Continuaremos informando sobre o coronavirus enquanto estivermos passando por esta pandemia.

Um comentário em “O que é o Coronavirus? Prevenção e sintomas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *